Wednesday, April 06, 2005

Portais Regionais: uma nova fase jornalística

Em parceria com Cristina, Juliana e Elisabete.
Com o avanço das novas tecnologias, as informações circulam com maior rapidez produzindo maior conhecimento. A internet desta forma, suporta diferentes tecnologias intelectuais que modificam a relação dos meios de comunicação. Os portais regionais se caracterizam pela relação direta estabelecida entre comunidade e conteúdo, além de uma produção e veiculação de conteúdos na Web. Esses portais regionais podem ser considerados projetos de globalização. Podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. O que se faz com a pretensão de ser apenas local, pode ganhar uma divulgação mundial. Segundo o sociólogo Roland Robertson, "aquilo que normalmente se entende por local está, em geral, no contexto do global", ou seja, a globalização é uma conexão de acontecimentos locais para o mundo.
Se no início o portal regional era um conteúdo a mais da produção nos jornais de grande porte, hoje podemos constatar que esses portais assumiram maior independência. Em Divinópolis, o portal megadivi(http://www.megadivi.com.br/), conta com um pacote que inclui notícias, entretenimento e informações de uma forma bem generalizada.
O portal contribui para uma proximidade e interatividade entre as pessoas da comunidade. Esses portais regionais, fazem com que as pessoas se interessem pelos assuntos e também se identifiquem com eles.
Outro portal também importante em nossa região, é o megaminas(http://www.megaminas.com/). O que mais nos chamou a atenção, foi a relação deste site com a rede Globo. Isso mostra que o interesse da emissora não é só em manter uma rede de televisão local. Existe desta forma, uma conscientização de que as notícias regionais podem produzir repercussão não apenas local, como também nacional dependendo de seu conteúdo.
Primeiramente, a comunidade se informa de fatos que acontecem ao seu redor, para depois se preocupar com o resto do mundo. Daí, a busca frequente dos portais regionais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home